Instalações | Exterior
Exterior

Apresentação


Esquizofrenia e outras psicoses;
Neurose Obsessivo-Compulsiva e outras;
Depressões (Major, Ciclotímica, Reativa, Minor, Melancólica
Drogas, Álcool, Jogo, Internet e outros comportamentos Aditivos/Dependências;
Perturbação Bipolar/Unipolar;
Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Agorofobia, Claustrofobia e outras específicas, Ataques de Pânico e outras perturbações de Ansiedade;
Autismo e outras perturbações do Neurodesenvolvimento;
Anorexia, Bulimia e outras perturbações Alimentares;
Perturbações do Sono;
Perturbações Psicossomáticas;
Perturbações da Sexualidade;
Perturbação Pós-Stress Traumático;
Perturbações de Personalidade;
Défice de Atenção e Hiperatividade;
Perturbações Neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson e outras);

Contacte-nos


Dispomos de vários tratamentos adequados ao seu problema

A elaboração do diagnóstico e definição da abordagem terapêutica para cada cliente é feita por uma equipa especializada, suportados pela história clínica e testes psicológicos.

É de realçar o efeito continente/protetor que a equipa tem sobre cada doente.

A acompanhar todo o tratamento, dispomos ainda de um serviço de enfermagem especializado na área de saúde mental.

Depois do tratamento, a Dorial proporciona um acompanhamento psicoterapêutico e psiquiátrico, de forma a manter e otimizar os ganhos conseguidos ao longo do tratamento inicial, na nossa clínica.

Para outros tratamentos complementares, quando necessários e feitos no exterior, o utente é acompanhado por uma equipa especializada.

Psicoterapia Individual, adaptada à problemática de cada utente:
– Dinâmica;
– Cognitivo-comportamental (3ª Geração/Mindfulness)
– Sistémica.
Psicoterapia de Grupo
Psiquiatria/Farmacologia
Reabilitação Neuropsicológica
Relaxamento (muscular progessivo de Jacobson, por imaginação guiada, treino de respiração abdominal, treino autogénico)
Terapia Ocupacional
Reinserção na Vida Escolar/Académica
Reinserção Social
Reintegração Laboral
Instalações | Exterior
Atividades
Atividades

Funcionamento

A Clínica da Tapada funciona em regime de porta aberta, recebendo indivíduos de ambos os sexos com problemas do foro psicológico, que pelas suas limitações não têm possibilidades de organizar, sem apoio, as suas atividades diárias, bem como de perspetivar os objetivos de vida mais adequados e as medidas necessárias para os atingir.

O objetivo do programa terapêutico é conseguir uma maior estabilidade psíquica dos utentes, visando a sua reabilitação e reintegração psicossocial. Para cada utente é definido um projeto pessoal a nível escolar/académico, profissional e também a nível da componente física e das atividades artísticas e lúdicas.

Temos técnicos especializados para definição do referido projeto em conjunto com cada cliente, bem como para o seu acompanhamento e desenvolvimento. A intervenção é desenvolvida ao nível individual e familiar, ao nível do grupo e ao nível da Comunidade. A equipa terapêutica incentiva a reaprendizagem da necessidade de cumprir as normas sociais como forma de o utente preservar/aumentar as suas próprias normas internas.

No grupo, constituído pelos utentes e toda a equipa técnica, favorece-se a existência de um ambiente continente que protege, orienta e estimula ao mesmo tempo que promove um desenvolvimento equilibrado das relações interpessoais. No exterior, cada utente é responsável pelos seus comportamentos, sendo-lhes proporcionadas pela equipa técnica todas as instruções e apoio necessário.

Atividades

Como complemento indispensável ao tratamento, temos as seguintes atividades:

Ginástica
Piscina/Natação
Pintura
Música
Relaxamento
Workshops
Cinema
Actividades sazonais
instalacoes-lazer_03_

Grow-Up

A intervenção terapêutica integra, também, abordagens psicossociais que ajudam os utentes a voltarem a desempenhar um papel activo na sociedade, sendo definido para cada cliente um projecto pessoal ao nível escolar/académico e profissional.
No processo de reabilitação há uma atenção especial para com a componente física, a alimentação, a estética e o lazer. Desta forma, a Dorial disponibiliza técnicos especializados para a definição e concretização deste projecto com cada cliente.

Actividades de enriquecimento pessoal
Dispomos de actividades lúdicas e desportivas que promovem o equilíbrio e desenvolvimento pessoal, bem como a interacção entre os utentes. Salientam-se as aulas de ginástica, piscina, pintura e música.

Recomeço da vida académica
A Dorial proporciona uma articulação directa entre a clínica e as diversas instituições de ensino, prestando assim ajuda na selecção do curso, no processo de matrícula e no apoio ao estudo ao longo do percurso escolar.

Reinserção laboral
A nossa equipa técnica presta apoio no desenvolvimento do percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho de cada utente. Para tal, a clínica conta com o apoio de algumas instituições, nomeadamente:

  • Autarquia da Mealhada
  • Junta de Freguesia da Mealhada
  • ACIM (Associação Comercial e Industrial da Mealhada
  • ACIC (Associação Comercial e Industrial de Coimbra)
  • AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro)
  • IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional)


Alimentação/Estética/Saúde/SPA
O equilíbrio psíquico está intimamente ligado com o bem-estar físico e com a imagem pessoal. Desta forma, é feita uma análise para cada caso de modo a programar um regime alimentar mais adequado, contando com o apoio de nutricionistas e outros técnicos de diversas áreas da saúde que colaboram com a Clínica.
Como forma de promover o bem-estar físico, ligado aos cuidados estéticos e termais, a Dorial trabalha em articulação com o SPA das Termas do Luso, bem como com os centros de estética existentes na zona centro.